Vespa

Aberto Aviso-Concurso destinado à Deteção e Combate à Espécie Exótica Invasora Vespa Velutina

Agricultura
Partilhe este artigo:

No âmbito do presente Aviso pretende-se, em particular, apoiar ações de prevenção e controlo dos impactos da espécie exótica invasora Vespa velutina (vespa-asiática) sobre os ecossistemas e, em particular, sobre os serviços de polinização por eles suportados. Para tal, importa dotar as entidades responsáveis por este tipo de ações, dos instrumentos e equipamentos necessários para esse efeito e apoiar o desenvolvimento de técnicas inovadoras, devidamente ensaiadas e testadas, para a deteção e o combate a esta espécie exótica invasora.

Está em causa uma espécie exótica invasora que é predadora natural das abelhas e de outros insetos, que pode vir a originar, a médio prazo, impactos significativos na biodiversidade, em particular nas espécies de abelhas e de vespas nativas e nas populações de outros insetos polinizadores e nos serviços dos ecossistemas que asseguram a polinização. Saliente-se que os ninhos desta vespa podem ser encontrados numa grande variedade de habitats: em áreas florestais naturais, em parques urbanos de grandes e pequenas dimensões ou no centro das cidades, mesmo que não existam quaisquer zonas verdes.

A tipologia de operações passíveis de apresentação de candidaturas no âmbito do presente Aviso diz respeito ao domínio de intervenção a) “Conservação da Natureza” na tipologia definida na seguinte alínea do artigo 70.º do RE SEUR:

a) ii) Ações de prevenção, controlo e erradicação de espécies exóticas invasoras

Consulte o Aviso POSEUR-15-2021-02

Fonte: https://poseur.portugal2020.pt/pt/media/not%C3%ADcias/aviso-concurso-vespa-velutina/