Batatas

Como planar batatas

Agricultura
Partilhe este artigo:

A batata faz parte do prato dos portugueses a muitos anos, pode ser consumia em sopas, acompanhamentos ou em sobremesa, é uma ótima fonte de energia.

A batata em como nome científico de Solanum tuberosum é um tubérculo perene que, assim como os tomates e as beringelas, pertencem à família das Solanáceas. Trata-se de um vegetal originário da região dos Andes, na América, que é cultivado há mais de 7000 anos. A batata foi introduzida na Europa no século XVI, onde se disseminou por todo o mundo. Atualmente, os maiores produtores mundiais de batata são: China, Rússia, Índia, Ucrânia, Estados Unidos, Alemanha, Polónia, Bielorrússia, Países Baixos e a França.

Atualmente existem mais de quatro mil variedades cultivadas de batata, com uma grande variação nos tubérculos, principalmente de tamanho, forma, cor interna e externa de casca vermelha e casca amarela.

Batatas

A batata primor tem um ciclo curto é plantada em fins de março e é colhida entre maio e junho e produz tubérculos de pequena e media dimensão.

A batata de conservação tem um ciclo mais longo e os seus tubérculos são de dimensões superiores quando comparados à batata primor. Dependendo da região onde vive, a batata de conservação é plantada de março a maio e pode ser colhida a partir de julho.

A melhor altura para o cultivo de batatas está relacionada com o local onde se encontra.

Em Portugal e na Europa a plantação normalmente ocorre nos meses de março e maio, no Brasil por exemplo vai de agosto a setembro ou outubro.

Esta situação acontece devido às temperaturas que se fazem sentir nos respetivos países. O melhor clima para a plantação de batatas é o temperado, cuja temperatura média não deve exceder os 20 graus centígrados.

Relativamente aos solos, a cultura da batata adapta-se na generalidade a todos os tipos de solos, mas “dá-se” especialmente bem em solos pouco compactos, leves e com um bom teor em matéria orgânica. A batateira gosta de solos ligeiramente ácido com um pH entre 5 e 6.

Para cultivar a batata deve-se proceder a uma boa preparação do terreno, colocar composto, mobilizando o terreno de forma a incorporar o composto.

A batata pode ser instalada em sulcos com alguma profundidade (até 20 cm), distanciando as linhas pelo menos 70 cm. O espaçamento entre tubérculos deve ser pelo menos 20 cm. Todos estes compassos de plantação variam como é óbvio conforme o calibre do tubérculo e as características do solo onde pretende instalar a cultura.

A batata pode ser atacada por infestantes como tal deve controlar todos os infestantes que forem surgindo no terreno.

Quando a batata começar a querer cobrir a terra deve as achegar

Quantas as plantas da batateira atingirem cerca de 25 cm, faça a amontoa recorrendo a um sacho ou utensílio semelhante, de forma a colocar alguma terra perto dos pés destas plantas. Com este comportamento, estarão favorecidos a formação de tubérculos e além disso, estarão protegidos de situações climáticas adversas como geadas ou excesso de humidade.

De facto, a amontoa é uma operação cultural muito importante. Além de facilitar a colheita da batata, evita que estas ganhem uma tonalidade verde.

O aparecimento desta tonalidade nas batatas deve-se à produção de clorofila que resulta da exposição destas plantas ao sol. Além disso, nestas situações é também produzida solanina, um composto tóxico a evitar ao máximo.

Quanto à rega, garanta que fornece à cultura a água que ela precisa, mas cuidado com os excessos. O encharcamento da batata é muito prejudicial além de, deve evitar que os tubérculos fiquem a expostos à luz (a descoberto).

Qual a melhor altura para colher?

Batata Semente

Se cultivar batata primor, saiba que deve colhê-la antes que esta complete a sua maturação, sendo a melhor altura para colher esta batata quando esta ainda está em floração.

No caso da batata de conservação, a melhor altura para colher é quando as plantas da batateira começam a ficar com as folhas amareladas. Em caso de dúvidas, faça uma pequena cova para averiguar o estado dos tubérculos e verifique se estes se soltam da terra com relativa facilidade.

Agora mãos a obra e boa plantação de batatas!!!

Bom trabalho.