O cultivo de batata ocorre normalmente no fim do Inverno, quando a temperatura média se situa entre os 10°C e 30°C.
As variedades de batata dividem-se em dois grupos: branca e vermelha.
A batata de pele branca caracteriza-se, regra geral, por ser mais precoce, ou seja, necessita de menos tempo para se desenvolver. Fica pronta a ser consumida em cerca de dois meses e meio e é mais suave e de cozedura mais fácil e rápida.
As batatas de pele vermelha por sua vez, necessitam de um tempo de armazenamento superior. Tamanho generoso e boa produção. No entanto, existem disponíveis para venda no mercado variedades de pele vermelha de ciclo precoce.
Exemplos de variedades de batata de pele branca: Picasso, MonaLisa, Agria, Vivaldi, Carlita, entre outras.
Exemplos de variedades de batata de pele vermelha: Smester, Désirée, Manitou, Kondor, Bellarosa, entre outras.
Depois de adquirir as batatas de semente, deve espalhá-las num local protegido que tenha alguma humidade, de preferência em cima de um pedaço de papel ou num saco de serapilheira.
O passo seguinte é estimular a formação de grelos, podendo usar para o efeito diversas técnicas.
Como “grelar” as batatas
Para que as batatas grelem mais rápido, borrifar com água de forma a aumentar a humidade, posteriormente cobrir com um saco de serapilheira ou plástico preto, que devem estar também húmidos para estimular todo o processo de formação dos “grelos”.
Como cortar as batatas greladas
Assim que as batatas formarem os grelos, deve aproveitá-los. Cortar uma batata de cada vez, em tantas partes como o número de grelos visíveis.