Drones Agricultura

Aplicações de Drones na Agricultura

Agricultura
Partilhe este artigo:

A aplicação dos drones no sector agrícola vai desde a gestão das culturas e deteção de doenças das plantas até à vigilância da pecuária, passando pela fiscalização dos seguros agrícolas e busca de bancos de pesca. Esta tecnologia permite capturar imagens que podem ser processadas, analisadas e interpretadas, fornecendo informações úteis na tomada de decisões.

O RAE define drone como “aeronave não tripulada” (UAV), ou seja, aeronave que funciona por controle remoto. Também é possível encontrá-lo chamado RPA (Remotely Piloted Aircraft) e existem muitas empresas de tecnologia que implementaram as funcionalidades dos drones para sua aplicação no setor agrícola.

Aqui eu dizer algumas aplicações de drones na agricultura e pecuária:

1 – Agricultura de precisão

Drones usados ​​na área agrícola (agricultura de precisão) são montados com câmeras especiais que podem tirar imagens térmicas e multiespectrais. Ou seja, câmeras com sensores que medem aspectos que o olho humano não consegue ver. O primeiro, por exemplo, pode captar a radiação (calor) emitida por objetos. No caso das plantas, eles são capazes de detectar o aumento da temperatura em função da falta de água, ou seja, do estresse hídrico. Dessa forma, são obtidas informações que permitem determinar a necessidade de água para a cultura e otimizar a irrigação da fazenda. Isso é conhecido como irrigação de precisão.

As imagens multiespectrais são imagens que captam vários espectros de luz e podem calcular diferentes índices de vegetação a partir da radiação que as plantas refletem, o que nos permite conhecer a saúde e o bem-estar da vegetação .

É cada vez mais comum usar esta ferramenta para monitorar a maturidade da uva, a detecção de ervas daninhas, a necessidade de nutrientes para as plantas, etc.

2 – Vigilância e controle de pragas. Aplicação de tratamentos fitossanitários

Os drones podem detectar grupos de insetos e seus efeitos nas plantas. Essa tecnologia também é utilizada para a aplicação de tratamentos fitossanitários. Um drone pode viajar por uma fazenda em um curto período de tempo enquanto aplica o tratamento na plantação. Além disso, a pulverização é realizada em baixa altitude, próximo à planta, e com grande precisão graças aos seus sistemas de GPS que permitem traçar rotas para utilizar as quantidades necessárias de inseticidas, minimizando o impacto ambiental. Expliquei as condições em que isso deve ser feito neste blog: As peculiaridades da aplicação de produtos fitossanitários com drones.

A start-up galega Aerocamaras, por exemplo, concebeu o ‘ Drone velutina 2.0 ‘, um drone que é utilizado para a detecção, neutralização e destruição de ninhos de vespas asiáticas.

3 – Tecnologia de drones no setor pecuário

A aplicação de drones também tem aplicações no setor pecuário. Um deles é, por exemplo, a vigilância pecuária. As imagens do ar permitem uma contagem rápida dos animais ou medem sua temperatura para detectar doenças. Também é útil na busca de animais perdidos em áreas de difícil acesso.

4- Avaliação de danos e desastres

As seguradoras contam cada vez mais com drones como ferramentas para avaliar os danos com mais precisão. Seus benefícios são variados, custo, economia de tempo, podendo chegar facilmente a locais onde um especialista pode não conseguir acessar, etc.

5 – Drones para pesca

Existem empresas que utilizam drones para pesquisa de pesqueiros, bem como para controlo ou investigação de vida marinha.

O Tunadrone , por exemplo, é um veículo aéreo não tripulado construído pela empresa galega Marine Instruments para a detecção do atum , permitindo-lhe também ajudar nas operações de pesca de forma sustentável e eficiente.

6 – Drones para levantamento topográfico do terreno

As imagens captadas por drones também têm aplicações em cartografia, fotogrametria e levantamento topográfico do terreno . Permitem a obtenção de mapas e planos de grandes áreas de terreno, bem como estudos técnicos e descritivos (incluindo características físicas, geográficas e geológicas do terreno). Os levantamentos topográficos podem ser de diferentes tipos: urbanos, cadastrais, construtivos, hidrográficos e florestais, que podem ser muito úteis no campo agrícola.