arvore

Árvore Europeia 2023

Agricultura
Partilhe este artigo:

ÁRVORE EUROPEIA 2023 – Carvalho Fabrykant volta a dar prémio à Polónia

Realizou-se ontem no Parlamento Europeu a entrega dos prémios do Concurso Europeu da Árvore do Ano. Portugal conquistou o 5ºlugar com o Eucalipto de Contige.

Pelo segundo ano consecutivo, a Polónia voltou a vencer o prémio Tree of the Year (Concurso Europeu da Árvore do Ano) e novamente com um carvalho. O Carvalho Fabrykant foi o vencedor da edição de 2023, com um total de 45 718 votos, sucedendo ao Carvalho de Dunin.Em segundo lugar ficou o Carvalho Dragão, da Eslováquia (18 198 votos) e o terceiro lugar foi conquistado pela Colónia de Macieiras de Krolevtsi, árvore representante da Ucrânia, que participou pela primeira vez no concurso (14 219 votos).À semelhança das edições anteriores, Portugal classificou-se entre os primeiros lugares da tabela: o Eucalipto de Contige conseguiu o 5º lugar entre as 16 candidatas.CLASSIFICAÇÃO FINAL1º Carvalho Fabrykant – Polónia2º Carvalho Comum-Carvalho Dragão – Eslováquia3º Colónia de Macieiras de Krolevtsi – Ucrânia4º Árvore da Borracha Gigante do Jardim Botanico de Palermo – Itália5º Eucalipto de Contige – Portugal6º Azinheira de São Roque – Espanha7º Teixo da Abadia de Waverly – Reino Unido.8º Faia Chorosa de Monte Cassel – França9º Carvalho do Marquês – Paises Baixos10º Plátano «Ponte» - Hungria11º Pereira de Klerken – Bélgica12º Carvalho de Sēja – Letónia13º Faia Roxa de Reigi – Estónia14º Plátano – Bulgária15º Pereira em Drásov – República Checa16º Carvalho do Campo Drežnica – República da CroáciaNa cerimónia de entrega do prémio, que decorreu no Parlamento Europeu, Thierry de l’Escaille, Secretário Geral da European Landowners Organization [ELO] destacou o facto da maioria das árvores a concurso, incluindo as vencedoras, serem árvores plantadas pelo Homem, algumas das quais há muitos anos. “Isto enfatiza a importância da gestão das árvores, da floresta e da natureza, onde decisões responsáveis e uma adequada gestão têm o potencial de promover a biodiversidade em simultâneo com outros impactos positivos na floresta”, afirmou.Este é também o caso do Eucalipto de Contige, a árvore vencedora do concurso nacional. Este eucalipto é um ilustre representante das florestas plantadas, nas quais é possível, garantir a produção florestal, a biodiversidade e o sequestro de carbono de forma equilibrada, o que em conjunto, contribui de forma positivo para o combate e mitigação das alterações climáticas.Reveja a cerimónia de entrega em: https://www.youtube.com/watch?v=T6tBltmrh44 e as histórias das árvores a concurso em https://www.treeoftheyear.org/pt/vote	Fonte: UNAC

Pelo segundo ano consecutivo, a Polónia voltou a vencer o prémio Tree of the Year (Concurso Europeu da Árvore do Ano) e novamente com um carvalho. O Carvalho Fabrykant foi o vencedor da edição de 2023, com um total de 45 718 votos, sucedendo ao Carvalho de Dunin.

Em segundo lugar ficou o Carvalho Dragão, da Eslováquia (18 198 votos) e o terceiro lugar foi conquistado pela Colónia de Macieiras de Krolevtsi, árvore representante da Ucrânia, que participou pela primeira vez no concurso (14 219 votos).

À semelhança das edições anteriores, Portugal classificou-se entre os primeiros lugares da tabela: o Eucalipto de Contige conseguiu o 5º lugar entre as 16 candidatas.

CLASSIFICAÇÃO FINAL

1º Carvalho Fabrykant – Polónia

2º Carvalho Comum-Carvalho Dragão – Eslováquia

3º Colónia de Macieiras de Krolevtsi – Ucrânia

4º Árvore da Borracha Gigante do Jardim Botanico de Palermo – Itália

5º Eucalipto de Contige – Portugal

6º Azinheira de São Roque – Espanha

7º Teixo da Abadia de Waverly – Reino Unido.

8º Faia Chorosa de Monte Cassel – França

9º Carvalho do Marquês – Paises Baixos

10º Plátano «Ponte» – Hungria

11º Pereira de Klerken – Bélgica

12º Carvalho de Sēja – Letónia

13º Faia Roxa de Reigi – Estónia

14º Plátano – Bulgária

15º Pereira em Drásov – República Checa

16º Carvalho do Campo Drežnica – República da Croácia

Na cerimónia de entrega do prémio, que decorreu no Parlamento Europeu, Thierry de l’Escaille, Secretário Geral da European Landowners Organization [ELO] destacou o facto da maioria das árvores a concurso, incluindo as vencedoras, serem árvores plantadas pelo Homem, algumas das quais há muitos anos. “Isto enfatiza a importância da gestão das árvores, da floresta e da natureza, onde decisões responsáveis e uma adequada gestão têm o potencial de promover a biodiversidade em simultâneo com outros impactos positivos na floresta”, afirmou.

Este é também o caso do Eucalipto de Contige, a árvore vencedora do concurso nacional. Este eucalipto é um ilustre representante das florestas plantadas, nas quais é possível, garantir a produção florestal, a biodiversidade e o sequestro de carbono de forma equilibrada, o que em conjunto, contribui de forma positivo para o combate e mitigação das alterações climáticas.

Reveja a cerimónia de entrega em: https://www.youtube.com/watch?v=T6tBltmrh44 e as histórias das árvores a concurso em https://www.treeoftheyear.org/pt/vote