PAC

Ministros da Agricultura, Acordo de Reforma da PAC Pós-2020

Apoios
Partilhe este artigo:

Os Ministros da Agricultura da UE aceitaram ontem, 28 de junho, em reunião de Conselho de Ministros da Agricultura e Pescas (Agri-Fish), o acordo provisório alcançado com o Parlamento Europeu (PE) na passada sexta-feira, sobre os principais elementos da reforma da Política Agrícola Comum (PAC) Pós-2020, conforme notícia avançada pelo próprio Conselho da UE.

Segundo a referida notícia, “O acordo abre caminho a uma PAC mais justa, mais ecológica e mais assente no desempenho e cujo objetivo é proporcionar um futuro sustentável aos agricultores europeus. A nova PAC reforça as medidas ambientais e inclui também disposições destinadas a assegurar um apoio mais direcionado para as explorações agrícolas de menor dimensão e a ajudar os jovens agricultores a ingressar na profissão”. De destacar, ainda, que “É a primeira vez que a legislação agrícola da UE inclui uma dimensão social, o que representa um marco histórico na forma como a PAC toma em consideração as condições dos trabalhadores agrícolas”.

Os trabalhos terão agora lugar a nível interinstitucional sobre os restantes pormenores técnicos da reforma proposta, após o que será formalmente aprovada pelo PE e pelo Conselho.