Limpeza de terreno data limite: 30 de abril

Agricultura
Partilhe este artigo:

O prazo para limpeza de terrenos termina no dia 30 de abril, de forma a minimizar o risco de incêndio, o Governo recorda que deverá limpar a vegetação, através da iniciativa ‘Portugal Chama’.

A limpeza de vegetação à volta das casas é a melhor forma de prevenir que um incêndio o atinja a si e aos seus bens. Até 30 de abril limpe os seus terrenos. A limpeza dos terrenos é obrigatória.

Caso não o faça até esta data, está sujeito a coimas até aos cinco mil euros para pessoas singulares, e até 25 mil euros para pessoas coletivas.

Caso o terreno não seja limpo e findo este prazo, as Câmaras Municipais “podem substituir-se aos proprietários na limpeza do mato”, sendo estes “obrigados a permitir o acesso aos seus terrenos e a pagar as despesas à Câmara”.

A página ‘Portugal Chama’ lembra, assim, que é “obrigatório fazer limpeza e corte de árvores 100 metros à volta das aldeias, parques de campismo, parques industriais, plataformas de logística e aterros sanitários”, apelando ainda a que reduza “a vulnerabilidade de sua casa fazendo uma faixa de gestão da vegetação de 50 metros (territórios florestais) ou 10 metros (territórios agrícolas), a partir da alvenaria exterior da casa”.

Ainda com dúvidas? Tire-as em https://portugalchama.pt ou através do número 808 200 520.