Poda da vinha

Poda da videira: quando é que a videira é podada?

Agricultura
Partilhe este artigo:

Quando chega o inverno e depois da colheita, muitos agricultores podem se perguntar como a vinha é podada, quando as vinhas são podadas, como posso melhorar a poda para aumentar a produtividade da minha vinha.

 Neste post vamos explicar os segredos para fazer uma boa poda da videira e assim melhorar o rendimento da nossa plantação.

Objetivos da poda da videira

Para começar, vamos revisar quais objetivos da poda da videira. Pelo que podemos e queremos alcançar fazendo uma boa poda da vinha.

A poda da videira tem vários objetivos:

Manejo: Com a poda podemos dar forma e estrutura às nossas linhagens e assim facilitar o manuseio dos tratamentos, colheita e trabalho.

Desenvolvimento da videira: Controle o crescimento vegetativo da videira em função da variedade e da pluviosidade.

Regular a colheita: Equilibra a produção ano após ano, evitando superproduções e baixíssimas produções.

Equilibra folhas e cachos: uniformiza o número de cachos nas vinhas para evitar o acesso excessivo que impede o crescimento das uvas com potencial.

Tipos de poda de cipó

Dependendo do objetivo que perseguimos, existem diferentes tipos de poda da vinha que nos permitirão melhorar a saúde da nossa vinha e aumentar os nossos rendimentos. Vamos ver quando é que se poda preferencialmente a vinha e, de acordo com cada casa, como se poda a vinha.

Formação de vidro: em que consiste?

A poda da videira em vidro visa um sistema de condução sem nenhum suporte mecânico externo, onde a videira tem um suporte principal baixo e entre 3 e 4 braços principais (ramos) dispostos radialmente. É o sistema tradicional mais utilizado e simples de se formar.

Poda da videira
  • Simplicidade: é a poda de treino mais simples e simples de fazer.
  • Baixo custo: por não necessitar de apoios mecânicos os custos deste tipo de poda da videira são mais baixos.
  • Integração: adapta-se a todos os tipos de paisagens sem a necessidade da presença de elementos artificiais.

Principais desvantagens da poda de vidro

Rusticidade: este sistema de acionamento não permite a mecanização da poda e apanha na vinha.

Quadro de plantação: quadros de plantação amplos, exigindo mais área de superfície por videira plantada.

Falta de insolação: a poda do vidro tem menos exposição e ventilação do que outros sistemas de condução, o que faz com que problemas fúngicos se desenvolvam mais facilmente

Como uma videira é formada?

  • Ano de plantação: neste primeiro ano sobra uma videira que será podada na altura de dois botões.
  • Segundo ano: dos dois botões restantes do ano anterior, dois brotos irão brotar. Esses dois brotos serão podados deixando, como no primeiro ano, dois brotos por broto.
  • Terceiro ano: serão selecionados 3 dos 4 brotos que brotarão dos botões do segundo ano. Os 3 brotos também serão podados, deixando-se dois botões por broto.
  • Quarto ano: A videira terá seis rebentos que serão podados em dois rebentos cada.

Poda de treino de treliça: como se faz?

A poda de treliça é o sistema moderno de adestramento da videira. Este sistema de condução da videira apresenta um suporte mecânico onde as videiras podem ser treliçadas verticalmente, dando origem a filas de videiras unidas linearmente.

Vantagens do sistema de treinamento treliça

  • Facilidade de manuseio: a poda é simples e rápida depois de formada a estrutura.
  • Mecanização: a poda em treliça permite mecanizar o trabalho e a colheita, aumentando muito o potencial produtivo das vinhas.
  • Insolação: a treliça permite à videira captar muito mais radiação e arejamento.
  • Rentabilidade: quadros de plantação mais estreitos que permitem um maior número de cipós por hectare do que nos sistemas de formação de vidro.

Quais são as principais desvantagens da poda de treliça? 

  • Técnica: a construção e o treinamento da poda dos sistemas de treliça requerem mão de obra especializada.
  • Investimento: as estruturas mecânicas requerem um investimento inicial maior do que a poda do vidro.

Como é formada uma trepadeira treliça?

  • Ano de plantação: como no sistema de vasos, a videira pode crescer livremente e fica um único rebento podado em dois rebentos.
  • Segundo ano: um broto de uma das duas gemas é preservado e levantado para atingir o suporte mecânico. Restam pelo menos duas gemas.
  • Terceiro ano: dois brotos nascem dos dois botões que se curvam e se ligam para formar dois braços. Todas as gemas sobraram.
  • Quarto ano: os rebentos crescem a partir dos rebentos, deixam entre três e quatro rebentos por braço e podam até dois rebentos cada.
Poda da Videira

Poda de inverno

Terminada a época da vinha e chegado o inverno, as videiras perdem as folhas e a planta começa a sua paragem vegetativa ou dormência. É justamente neste momento que a vinha está no ponto ideal para uma boa poda.

Os principais objetivos da poda de cipó de inverno são remover a madeira velha e preparar as cepas de nova vegetação onde crescerão os futuros cachos.

Quanto à altura da poda das vinhas, é importante saber que não podemos iniciar a poda se observarmos que a planta ainda não perdeu as folhas e está em paragem vegetativa. Antes de atingir esse estágio, as folhas enviam todas as suas reservas de açúcar para a planta, para que ela possa brotar vigorosamente na primavera. É por isso que não podemos começar a podar a videira antes deste período.

Para realizar uma boa poda recomendamos esta série de dicas:

  • Se você tem pouca mão de obra e muitos lotes para podar, comece a podar quando a colheita terminar e as videiras perderem as folhas.
  • Comece com as últimas vinhas podadas na safra anterior.
  • Comece a podar as vinhas mais velhas e deixe as últimas para o final. Dessa forma, as linhagens mais jovens terão mais tempo para armazenar açúcares.
  • Limpe e afie as ferramentas de corte constantemente, para evitar cortes ruins e transmitir doenças de uma força para outra.
  • Deixe pelo menos dois botões por videira
  • Remova os brotos da videira para evitar que sejam reservatórios de esporos que atacam a videira na primavera.

 Poda em vinha verde

A poda verde é realizada após a brotação dos novos brotos. A poda verde da videira consiste em eliminar um acesso de rebentos não férteis que dificultam o bom crescimento e desenvolvimento da videira. Exemplos disso são brotos em partes indesejáveis ​​da planta, rebentos, etc.

O objetivo principal da poda do verde da videira é promover uma boa ventilação e irradiação tanto quanto possível, bem como conseguir um equilíbrio na planta para promover o crescimento saudável dos cachos. Além disso, facilita o manejo da videira, tanto na formação de novas plantações, quanto na poda de inverno e colheita das plantações em produção.

Poda da Videira